O que é Whey Protein

O que é Whey Protein?

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo conhece alguém que usa whey protein – provavelmente alguém que frequenta a academia regularmente, inclusive. Isso porque o whey protein é uma suplementação bastante eficaz na promoção do aumento de massa magra. 

Diversos estudos têm mostrado inúmeros benefícios associados ao consumo de whey protein, considerado uma proteína supercompleta. Mas, afinal, o que é exatamente esse whey protein e quais as suas vantagens?

Como é produzido o Whey Protein

Nem todas as proteínas são criadas da mesma maneira. E algumas delas são melhores que outras. O whey protein contém uma ampla gama de aminoácidos essenciais, os quais são absorvidos rapidamente pelo nosso corpo.

Essa proteína vem do leite, que contém, na verdade, dois tipos de proteína: o whey, representando 20% de sua formação e a caseína representando os outros 80% da composição proteica do leite.

Quando o queijo é produzido, a gordura do leite coagula, formando o queijo, e aquela parte líquida que resta é o whey. O whey protein se trata, em suma, de uma mistura de proteínas isoladas desse whey, um subproduto do queijo. 

Depois da separação do líquido e da gordura, durante a produção do queijo, o soro do leite passa por uma série de processos de concentração geralmente por membranas filtrantes até que essa concentração se transforme puramente em proteínas do soro do leite. Podendo ser Concentradas, Isoladas ou Hidrolisadas. Sendo assim, classificados de Whey Protein. Indo para o mercado atualmente de diversas formas tais como: Preparo em pó para shakes, Barrinhas proteínas, Shakes prontos para consumo imediato, e uma gama grande de aplicações dentro da indústria alimentícia em geral.

Aliás, como o whey protein na sua forma pura não costuma ter um gosto muito bom, ele normalmente é aromatizado com sabor de chocolate, baunilha ou morango.

Como o Whey Protein atua no corpo

As proteínas são elementos de suma importância no corpo, pois fazem parte da constituição de órgãos, músculos, tendões, pele, hormônios, enzimas, neurotransmissores e diversos outros tipos de moléculas.

Elas são formadas por aminoácidos. Alguns aminoácidos são produzidos dentro das nossas células enquanto outros precisam ser adquiridos por meio da alimentação. Esses são os chamados aminoácidos essenciais.

São nove os aminoácidos essenciais – e todos os nove são encontrados no Whey Protein. Por isso suas proteínas são consideradas de alta qualidade.

Tipos de Whey Protein

  • Whey protein concentrado: ainda que existam modelos no mercado com apenas 30% de proteína, a maioria é composta por 70 a 80% – e alguns chegam a 90% de proteína. Tem baixo nível de gordura e carboidratos, contém lactose e, geralmente, tem sabor mais agradável. É a versão mais comum no mercado e também a mais consumida, pois, além de ter um gosto melhor, é a opção mais barata e contém a maioria dos nutrientes encontrados na forma natural do soro do leite.
  • Whey protein isolado: é processado para ter toda a gordura e a lactose removidas (embora ainda possa conter baixos níveis dessas substâncias). É composto de, no mínimo, 90% de proteína. Trata-se de uma boa alternativa para quem não tolera lactose ou busca restringir a ingestão de gordura e carboidrato, mas ele não contém outros nutrientes que a versão concentrada apresenta.
  • Whey protein hidrolisado: essa versão é chamada de “pré-digerida”, porque já foi submetida a um processo chamado hidrólise parcial, que permite ao organismo absorver proteínas. Por isso mesmo, o whey protein hidrolisado não exige tanto da nossa digestão quanto as outras duas opções e, dessa forma, é absorvido mais rapidamente pelo nosso organismo. É a versão mais utilizada em suplementação e fórmulas para bebês.

Quais são os benefícios do Whey Protein

Estudos demonstram que a suplementação com whey protein, quando aliada a exercícios físicos orientados, pode ajudar na síntese de proteína e, portanto no desenvolvimento de massa magra – sendo seu uso indicado tanto para homem ou mulher.

Pesquisas também confirmam que, além de promover o aumento da força por meio do crescimento muscular, o whey protein também auxilia na redução da gordura, especialmente quando comparado com a suplementação somente com caseína.

Além disso, há outros estudos em andamento que indicam que o whey protein concentrado pode auxiliar no tratamento contra o câncer, aumentar a densidade mineral dos ossos e pode fortalecer o sistema imunológico de crianças com asma.

Ainda, há comprovação de que o whey protein estimula a redução: das taxas de colesterol, da pressão arterial de pacientes hipertensos, dos sintomas de depressão, estresse e hepatite, e dos níveis de açúcar no sangue. Por fim, ainda há um estudo publicado sobre a diminuição da perda de peso entre soropositivos. 

Quando tomar Whey Protein

Para falar sobre a importância e a necessidade de tomar whey protein, tem-se primeiro que lembrar da importância e da necessidade de se ingerir proteínas. A média diária de consumo de proteínas recomendada é de, no mínimo, 0,8 grama por quilograma do corpo. 

Se você consome menos do que isso por dia, a suplementação proteica é indicada, a fim de manter o seu organismo saudável – já que a síntese de proteínas é a base para muitas funções essenciais do corpo humano. E o whey protein é a opção mais completa para isso.

Mas, sim, essa quantidade pode variar. A idade, o peso, a altura, se a pessoa está grávida ou amamentando (normalmente precisa de mais proteína), se ela se exercita diariamente ou é sedentária (normalmente precisa de menos proteína), tudo isso influencia na sua necessidade diária de proteínas. 

Se você está seguindo um programa de exercícios intenso, seja musculação, funcional ou qualquer outra modalidade, o seu corpo irá se beneficiar da suplementação proteica, porque a sua rotina física irá exigir mais proteína, para que você possa recuperar sua musculatura de maneira saudável e, portanto, aproveitar o melhor de seu treino.

Então, se você está fazendo um treinamento de qualidade e seguindo uma dieta balanceada e saudável, mas ainda não está alcançando os resultados esperados, o whey protein irá beneficiá-lo, ajudando-lhe a atingir resultados melhores. 

No entanto, não é só por isso que o whey protein deve fazer parte da sua rotina diária. Observe, a seguir, todos os benefícios que esse alimento completo pode acrescentar na sua vida cotidiana. 

De qualquer forma, é indicado que você consulte um nutricionista ou nutrólogo quanto à necessidade da suplementação com whey protein em sua dieta.

 

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