Whey Protein Concentrado: Benefícios

Não é novidade para ninguém que o whey protein – principalmente o whey protein concentrado – seja talvez o suplemento mais utilizado no mundo todo por pessoas que queiram desenvolver músculos ao recuperá-los mais rapidamente pós treino.

Mas a verdade é que o whey protein concentrado é muito mais do que apenas um shake proteico para beber depois da musculação. Trata-se, de fato, de uma das proteínas mais completas e de fácil digestão no mercado. 

E, por isso mesmo, é a maneira mais simples de adicionar proteínas à sua dieta, a qualquer hora do dia. Confira todos os benefício que o whey protein concentrado pode trazer à sua vida.

O que é whey protein concentrado

Já sabemos que o whey é o soro do leite que sobra quando da fabricação do queijo. O whey protein concentrado é basicamente esse líquida transformado em pó. É, em suma, proteína com baixos níveis de gorduras e carboidratos. 

Mas o whey protein concentrado é um dos suplementos mais complexos e completos disponíveis, visto que contém todos os nove aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita adquirir por meio da alimentação. 

E, devido a essa sua composição de bioativos, ele é capaz de reforçar todo o nosso sistema imunológico e antioxidante, muito mais do que simplesmente aumentar nossa massa muscular. 

Benefícios do whey protein concentrado

 

  • Reforço muscular

 

A hipertrofia que conseguimos com treinos de intensidade é resultado, na verdade, de rupturas que causamos em nossas fibras musculares devido ao esforço que lhes é imposto. Quando os músculos se recuperam e reconstroem, aumentamos nossa massa muscular.

Mas isso também pode acabar enfraquecendo nosso corpo. Por isso, o whey protein concentrado é a melhor forma de reparar seus músculos, garantindo saúde e força para sua musculatura. E ele ainda contribui para a tonificação muscular e a aceleração do metabolismo.

 

  • Antienvelhecimento

 

O whey protein concentrado é uma fonte muito rica de antioxidantes como a glutationa, que promove a eliminação de radicais livres. Esse efeito antioxidante, além de prevenir os sinais estéticos da idade, ainda ajuda a evitar os efeitos do envelhecimento precoce, causador de diversas doenças e problemas de saúde.

E, claro, auxilia a desacelerar a degeneração das fibras musculares ao longo dos anos, proporcionando músculos mais fortes e saudáveis conforme a idade avança.

 

  • Prevenção de doenças

 

Como mencionado anteriormente, o whey protein concentrado também é capaz de aumentar a imunidade de seu organismo, deixando-o mais preparado para lutar contra as infecções a que você possa estar exposto. Isso também se deve ao aumento na produção de glutationa, pois esse poderoso antioxidante é responsável por remover boa parte das toxinas presentes em nosso corpo. 

Além disso, o whey protein concentrado é capaz de auxiliar no bom funcionamento do fígado, o qual depende de uma quantidade correta de proteína para trabalhar bem. Também ajuda a reduzir o açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 2 e, por conter uma boa quantidade de cálcio em sua fórmula, ele auxilia no tratamento de doenças como osteoporose, mantendo os ossos mais fortes.

Estudos ainda sugerem que o whey protein concentrado pode ajudar no tratamento contra o câncer, ao controlar o crescimento das células cancerígenas durante a quimioterapia. Trata-se, portanto, de um bom suplemento nas refeições dos paciente, pois é nutritivo e dá energia, mas facilmente digerível. 

Por fim, pesquisas confirmam que o whey protein concentrado é capaz de ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e, dessa forma, promover a manutenção da sua pressão arterial e reduzir a chance de doenças cardíacas relacionadas.

 

  • Perda de peso

 

O consumo de whey protein concentrado possibilita a queima de gordura mais rapidamente, já que produz massa magra – que consome a gordura – ao mesmo tempo em que acelera seu metabolismo.

Além disso, também é sabido que esse suplemento ajuda a regular o apetite. Ele mantém a saciedade por mais tempo, evitando que você coma exageradamente e ajudando na queima calórica e, portanto, na perda de peso.

 

  • Saúde da pele e cabelos

 

O whey protein concentrado atua na limpeza, tonificação e hidratação da pele. Por isso mesmo.  Isso porque o que mantém a elasticidade de sua pele é o colágeno, a principal proteína estrutural do corpo, que mantém sangue, pele e ossos fortes e saudáveis. E o whey protein fornece os aminoácidos para produção de colágeno pelo organismo. Além disso, ele apresenta propriedade antimicrobianas, que ajudam a tratar a acne. 

Consumir whey protein concentrado também melhora a saúde dos cabelos. Porque o cabelo é feito de proteína. Então, o suplemento de proteína deixa o cabelo mais forte, grosso e com mais brilho. E também mantém o couro cabeludo mais saudável, prevenindo doenças como psoríase e caspa. 

Como usar whey protein concentrado

O whey protein concentrado é bastante versátil. O pó pode ser adicionado às mais variadas receitas, desde shakes a bolos, passando por smoothies, biscoitos e sobremesas. Mas lembre-se que é melhor não aquecer o whey, por isso, nas receitas quentes, acrescente-o somente no final.

O whey protein concentrado pode ser consumido no café da manhã, em refeições rápidas pós-treino, em lanches ricos em proteína e até mesmo à noite, para evitar a gula do fim do dia.

E, claro, observe sempre a dose recomendada no rótulo de seu whey protein concentrado ou então siga as orientações de um especialista, a fim de obter todos os benefícios associados à dieta suplementada com whey protein concentrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *