Whey Protein Hidrolisado: Benefícios

Muito possivelmente você já conheça o whey protein e se pegou pensando qual é diferença da versão hidrolisada. A verdade é que, quando se está falando de saúde e forma física, os detalhes são importantes.

Fato conhecido é que o consumo adequado de proteínas é essencial para qualquer pessoa que queira manter o corpo funcionando em sua melhor forma enquanto aproveita os máximos resultados possíveis de seu treino.

Mas, para isso, não basta você pegar qualquer shake ou barra de proteína e achar que vai sair construindo massa muscular. Como qualquer outro alimento, os suplementos proteicos variam significativamente em composição e qualidade.

Por isso, vamos dar uma olhada mais de pertinho no que é o whey protein hidrolisado e quais os benefícios que ele pode agregar à sua vida.

O que é Whey Protein Hidrolisado?

Talvez o suplemento proteico mais famoso na atualidade seja o whey protein, em suas diferentes versões. Whey é a proteína do soro de leite – aquele que resta quando da produção do queijo – e tem uma alta concentração de aminoácidos essenciais próprios para nossa dieta.

Esse whey protein é apresentado em três formas: concentrado, isolado e hidrolisado. O diferencial da versão hidrolisada sobre as duas anteriores é que esta oferece um alto grau de biodisponibilidade.

Mas o que isso significa? Significa que a proteína já vem “quebrada”, proporcionando uma digestão mais fácil e rápida. Assim, a proteína chega mais rapidamente nos seus músculos, agilizando sua recuperação e reconstrução.

A proteína é composta de componentes chamados de aminoácidos. Existem 20 deles e, desses 20, nove são os essenciais. Quando se fala em “essencial” aqui, significa que o corpo não consegue produzir sozinho e que precisa ser ingerido via alimentação.

Quando você consome proteína, seu sistema digestivo irá quebrá-la em peptídeos, que são pequenas cadeias de aminoácidos. As menores delas são chamadas di e tri peptídeos, por serem compostas de apenas dois ou três aminoácidos.

O processo de quebra dessa proteína em cadeias minúsculas é chamado de hidrólise. É a hidrólise que irá permitir que a proteína seja transportada em sua menor forma até os músculos, criando energia e reparando os tecidos exigidos durante seu treino físico.

Aquela proteína que não for hidrolisada de maneira adequada não conseguirá ser absorvida pelo seu intestino e, portanto, não será aproveitada. Entretanto, algumas pessoas têm mais dificuldade em digerir proteína e, logo, o processo de hidrólise fica comprometido.

E é aí que está a grande vantagem do whey protein hidrolisado. Nessa versão, a proteína já está quebrada em di e tri peptídeos, então, o corpo já pode absorvê-la, com facilidade. Isso promove um melhor aproveitamento pelos músculos, ao mesmo tempo em que reduz os problemas gastrointestinais associados à digestão da proteína.

Observe, a seguir, todos os benefícios que o whey protein hidrolisado pode trazer ao seu organismo.

Benefícios do Whey Protein Hidrolisado

  • Indicado para alérgicos. Pessoas que têm o seu potencial digestório reduzido devido a alergias – especialmente alérgicos à proteína do leite e à lactose – e outras sensibilidades têm menos chance de sofrer efeitos relativos à hidrólise proteica.
  • Reparo celular mais rápido. Estudos comprovam que a proteína hidrolisada é absorvida mais rapidamente e, por isso, chega em menos tempo nos músculos, além de reparar os tecidos com maior agilidade.
  • Melhora da saúde geral. É fato que as proteínas são componentes de algumas das principais funções do nosso organismo. Ao promover sua rápida absorção, o whey protein hidrolisado aumenta a energia mental e a atenção, melhora o desempenho do sistema digestivo, estimula o sistema imunológico e ainda reforça a eficiência das proteínas provenientes de outras fontes.
  • Menor efeito colateral. O whey protein hidrolisado costuma ter menos efeitos adversos do que as outras versões do suplemento. Implicações como gases, cólicas e incômodos intestinais, sensação de peso ou falta de energia antes dos exercícios além de insônia são muito raras.
  • Maximização da performance. Estudos têm comprovado que o whey protein hidrolisado estimula a síntese proteica de uma maneira muito mais otimizada do que a versão concentrada tradicional. E esse é exatamente o processo pelo qual os músculos se desenvolvem. Ou seja, além de recuperar os tecidos mais rapidamente, o whey protein isolado também pode melhorar a sua performance durante o treino.

Quando eu devo usar Whey Protein Hidrolisado?

Algumas situações exigem que você opte pelo whey protein hidrolisado sobre outros suplementos proteicos. Há quatro casos específicos onde essa versão costuma ser mais indicada:

  1. Se você é alérgico ou tem alguma sensibilidade que dificuldade o seu processo digestório, como já comentado acima.
  2. Se você está engajado em um treino frequente e de alta intensidade. Já que o whey protein hidrolisado maximiza o tempo de recuperação, você pode se exercitar por mais tempo ou com mais frequência.
  3. Se você está combinando um programa de treinamento a uma dieta, especialmente as modalidades low-carb. Isso porque a absorção rápida das proteínas acaba compensando a falta que os carboidratos fazem para sua produção de energia.
  4. E, finalmente, se você está fazendo um treinamento “Burnout” ou se preparando para provas de alta performance, como maratonas.

Whey Protein Hidrolisado: uma alternativa interessante

Como você pôde perceber, o whey protein hidrolisado se trata de um suplemento completo, com todos os nove aminoácidos essenciais e que, ainda por cima, entrega proteína ao seu organismo com mais velocidade e eficiência.

Especialmente se você não está completamente satisfeito com os resultados obtidos com outras suplementações, ou está sofrendo com efeitos colaterais associados, o whey protein hidrolisado pode ser a versão de whey mais indicada para você. De fato, você tem pouquíssimo a perder e muito a ganhar ao tentar essa alternativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *