Whey Protein Isolado: Benefícios

Quando falamos em estimular o desenvolvimento de massa magra, talvez o suplemento mais interessante seja o whey protein isolado.

Isso porque ele proporciona saciedade, perda de peso e aumento de músculos e força, o que o levou a ser o queridinho dos atletas e fisiculturistas. 

Mas, antes de explorarmos todos os benefícios do whey protein isolado, vamos entender um pouco mais do que se trata esse suplemento, que costuma ser confundido com seus pares, o whey protein concentrado e o hidrolisado.

O que é whey protein isolado

Também chamado de whey isolado, esse suplemento é criado separando-se os componentes do whey, e a diferença em relação às outras formas de whey protein está na porcentagem de proteína pura, lactose, carboidrato e gordura.

O whey isolado tem quase toda água do soro removida, por isso, perde praticamente toda a parcela de gordura, lactose e carboidratos do whey, ficando com no mínimo 90% da sua composição de proteína pura.

Para chegar a isso, são usados geralmente dois processos de separação. Um dos métodos se baseia em troca iônica. Os trocadores de íons extraem a proteína do soro do leite – o whey – identificando as características da carga da molécula (chamada potencial zeta).

Dessa forma, os componentes não proteicos são cuidadosamente eliminados. O processo pode alterar um pouco as proteínas e aumentar o pH, mas nada que comprometa a eficácia do produto ou a saúde do consumidor.

O segundo método é a filtração por membrana. Nesse processo, a membrana é o filtro que separa os componentes do soro, por meio do tamanho e peso molecular. As moléculas menores passam pela membrana, enquanto as maiores ficam retidas.

Os dois processo produzem uma proporção bem alta de proteína em detrimento dos outros elementos. 

Benefícios do Whey Protein Isolado

O whey isolado é uma das formas de proteína mais completa disponíveis no mercado, justamente por não carregar carboidratos, gorduras, colesterol e lactose. Uma dose é capaz de garantir ao seu corpo todos os aminoácidos necessários para a promoção dos melhores resultados de seus exercícios físicos.

O whey protein isolado é, portanto, um complemento saudável a diversas dietas, e pode ser usado como suplemento ou consumido nas refeições. Qualquer pessoa visando o desenvolvimento muscular pode tirar vantagem de seu uso. Confira abaixo os benefícios do whey protein isolado:

 

  • Aumento da imunidade

 

O fisiculturismo e o treinamento de alta intensidade pode promover o desenvolvimento de problemas nervosos e gástricos devido à redução nos níveis de glutationa, nosso sistema antioxidante que regula a taxa de glutamina.

A glutamina é suplementada por meio da ingestão de whey protein e, portanto, você pode investir nos seus treinos com intensidade, sem ter de passar por problemas físicos decorrentes disso.

 

  • Prevenção de lesão muscular

 

Quando você está fazendo treino de alta performance, pode sofrer com a fadiga muscular devido à falta de proteínas disponíveis no organismo. Como o whey protein é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea, ele ajuda na síntese proteica e evita a ruptura do músculo.

 

  • Controle da fome e gula

 

Muitas vezes, o corpo sente desejo de comida – especialmente de lanches – devido à falta de proteína no organismo. Aí, em busca de saciedade instantânea, ele pede açúcar e carboidrato. Porém, quando você consegue whey protein, seja em shakes ou barras de proteína, o seu corpo cria uma reserva proteica e, portanto, não busca energia em fontes não-saudáveis.

 

  • Queima de gordura

 

Entre gordura e músculo, é bastante óbvio que você deve eliminar o primeiro e preservar o segundo. Como o whey isolado é livre de gorduras, você preserva os músculos ingerindo proteína e queima a gordura ao mesmo tempo.

 

  • Aumento da massa magra

 

A nossa massa muscular é construída através do reparo das fibras musculares após os exercícios físicos e o whey isolado é ideal para repor as proteínas que irão promover o reparo dessas fibras, promovendo a hipertrofia.

Isso porque o whey protein isolado acelera a regeneração dos tecidos, por meio da produção de glutationa, que reconstrói o músculo. E a oxidação da gordura evita os danos às células oxidativas. 

Por isso, é importante que você ingira suplementação de whey uma hora antes e após os treinos.

 

  • Melhora da digestão

 

O whey protein isolado melhora a digestão, pois ajuda a regular os movimentos intestinais – além de poder ser consumido por intolerantes e alérgicos à lactose, já que essa versão de whey é praticamente proteína pura. 

 

  • Fonte de aminoácidos

 

O whey protein isolado é uma incrível fonte de aminoácidos tais como glutamina, leucina e cistina, os quais são responsáveis pela manutenção e reparo do tecido muscular. A glutamina e a leucina, presentes na fórmula, promovem a síntese de proteína e reduzem o dano à fibra muscular. E a cistina ajuda a produzir glutationa, o antioxidante que mantém a massa muscular. 

 

  • Prevenção da perda de massa muscular

 

O whey protein isolado beneficia as pessoas que sofrem de caquexia, que é a perda de massa muscular, bastante comum em soropositivos, pacientes com câncer e mesmo pessoas idosas. O suplemento melhora a saúda do sistema músculo-esquelético, aumentando força e imunidade.

Como obter os melhores resultado do whey protein isolado

Existem várias formas de whey isolado no mercado. O tipo mais comum é um pó, que pode dever consumido adicionado à água ou ao leite. Também existem bebidas prontas, com whey isolado em sua fórmula, para consumo imediato. Tanto as misturas em pó quanto as bebidas são encontradas em vários sabores, tais como chocolate, baunilha e morango. 

As instruções e recomendações de uso podem variar de acordo com o fabricante e, por isso, o rótulo do produto deve ser lido com cuidado antes do consumo.

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